segunda-feira, janeiro 16, 2006

Receios e Fobias sociais 4


As minorias!
Não vou aqui escrever o que é uma minoria nem que não existem; mas o seu posicionamento na sociedade mostra a nossa sociedade: onde a individualidade esmaga o sentimento e olhar conjunto. Porque mesmo a velha revolução francesa não esquecia que um povo é um povo e uma nação é uma sociedade onde a parte contribui para o sucesso do todo.
Isto foi esquecido por anos de liberalismo e capitalismo exacerbado e pela lógica perversa do lucro pessoal. A minha realização não pela sociedade e a minha voz deve gritar mais alto que todas: mas isto não é justiça nem base para uma minoria se valer. Uma minoria vale pela maneira como na sua diferença caminha na sociedade e com a sociedade. Não anulando nenhuma delas; valor precioso é a liberdade vivida num grupo. A liberdade não é algo de solitário e egocêntrico... tudo isto só pode gerar neuroses e comportamentos limite: "Eu sou dono do meu corpo" ou "Faço o que quero para chegar à minha meta pessoal". Mas, isto será o fim da sociedade ocidental. E a pobre trilogia da Revolução terá sido enterrada e sacrificada nas aras da Liberdade pessoal.

Sem comentários: