sexta-feira, janeiro 06, 2006

Receios e Fobias sociais 3

Um outro medo da nossa sociedade é não querer parecer português!
Fugir à imagem do pobre e ignorante ou da mulher vestida de preto portadora de um largo bigode, ainda se compreende. Mas, ter horror ao que é próprio passa por outras coisas estranha.
Querer mostrar um ar, porque passa tudo pelo mostrar!!! Um ar "sofisticado" e despreocupado como se fosse apanágio de outros povos ou culturas. Um ar já muito comercializado e standard. Porque ser português é mau, temos de ser cosmopolitas e estranhos.
Ninguém nega que no nosso pensamento existem restos de provincianismo ou pequenez mas que também é nossa virtude, a vontade de rasgar horizontes como em pleno séc.XV.
É de louvar a tendência de não fazer esquecer os nossos produtos nas caixas vendidas na loja da atalaia no Bairro Alto. Parabéns.
Hoje de manhã provei um pouco do estilo português que não deixa de ser eficiente, uma senhora trabalhadora do Metro; com um ar de senhora minhota e despachada atendeu muitos sempre com aquele ar sorridente de quem respirou ar do campo. Eficiente como gosta Bruxelas mas simpática como gostamos nós.

2 comentários:

Freddy disse...

Já leste os Maias, n já?

Abraço da Zona Franca

Ricardo Belo de Morais disse...

Tens toda a razão. Mas para quem como eu viu hoje na TV, por acidente de zapping, uns pedaços da Moda Lisboa deste ano... trapos e modelos pareciam, comparados com os de lá de fora, as roupas e os elementos do rancho folclórico de Preciosas do Vouga. Não é bom sinal, quando os eventos nacionais pretensamente elitistas e "exportáveis" saem esta coisa poucochinha. Mas sempre, à portuguesa, a armar ao fino.