segunda-feira, janeiro 09, 2006

Figuras esquecidas


Não vou fazer mais barulho pela perda da Casa do meu saudoso Almeida Garret; já é tarde e vão. Porque a economia e o lucro vinga sobre tudo e todos; o verdadeiro loby que ninguém quer atacar.
Quero falar de Frei Manuel Cardoso; um esquecido músico do séc. XVII e umas figuras mais marcantes do nosso panorama musical. Compositor de esquerda e direita (perdoem-me a comparação coxa e anacrónica), de Filipe e de D. João IV marcou toda a Península Ibérica. Durante séculos obnubilado pelas preocupações mundanas lusitanas, nunca foi esquecido na protestante e fria Inglaterra.
No Sábado, na Igreja de São Vicente de Fora, foi o lançamento dos 3 CD's da sua obra conhecida. Um repertório excelente e um coro estupendo foram eco de grandes feitos, passagens biblícas e da liturgia católica. Só possível plea convergência de várias entidades privadas, da editora e do Patriarcado. E maravilha das maravilhas, a igreja estava cheia de participantes. Deixo referência à igreja que vale a pena visitar.

1 comentário:

Diogo Moura disse...

O Forum Cidadania Lisboa reuniu ontem com a Presidente da AML, Paula Teixeira da Cruz, a qual concordou com a preservação desta casa. Vamos lá ver se tem força suficiente para parar esta tristeza. Será que o marido dá um ajudinha?