quarta-feira, janeiro 25, 2006

O que é o amor?


Uma pergunta pertinente, nos tempos que correm! Ou, se calhar, em todos os tempos que já correram! O que é o amor? é aquilo que nos difere dos animais; o amor que pensa e raciocina e que se entrega gratuitamente.Isso faz-nos homens e mulheres, para além de qualquer revolução científica com muito valor. Amor é sentimento que tenta fugir do hábito ou da simples naturalidade. Que nos permite fugir somento do epidèrmico e imediato/fugaz. Amar não é gostar: são relações diferentes.
Mas, no meio de um mundo em ódio constante, onde sempre existirão conflitos, é importante levantar a voz pelo amor. Como força impulsionadora da vida e da multidão. Esta será uma força construidora. Estamos num tempo de pazes podres porque não atingir o cerne da questão: onde há dinheiro, cobiça e ansia de poder, não há lugar para o amor. Recordo sempre o Senhor dos Anéis, quando a narradora refere que o coração do Homem é facilmente corruptível. E, ainda mais , pelo poder.
Hoje sai o primeiro documento do novo Papa, "Deus é Amor" espero que seja um contributo para a edificação do Amor e de uma sociedade justa e verdadeira.

P.S. deixo o endereço para quem quiser ler o texto, é mesmo uma boa surpresa: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est_po.html

Sem comentários: