quinta-feira, setembro 15, 2005

Símbolos, sinais, memória e coisas afins


Saímos da era das trevas e entramos, por fim, na luz! A luz (promessa milenar e pluri-cultural) símbolo da vida, da verdade e do bem; permite ler a vida, o quotidiano, e embora muitos gostem da noite necessitam da luz! Mas, a vaidade humana, o deslumbre e a capacidade de ser esquecido levaram nossos antepassados a classificar a época depois do Séc. XVIII como a era da luz onde todas cegueiras seriam curadas e ultrpassadas: vã promessa e tola!
O que acontece não é uma época de luz e conhecimento mas o parvo e pequeno igualitarismo quase mimético! Seremos todos iguais e totalmente "puros" como se de um laboratório se tratasse. Não seremos nem brancos nem europeus nem africanos nem japoneses nem muçulmanos nem hindus! Debaixo da farda/fato e gravata seremos todos alguma coisa amorfa sem cultura e desenraízados!
Assim, a cruz vermelha nunca mais será cruz vermelha nem o crescente vermelho o será! Porque dizem as pessoas asépticas não podemos mostrar as nossas diferenças! Dos seus gabinetes asépticos tremem perante as diferenças que fazem a verdadeira sociedade democrática! A revolução francesa, a revolução dos cravos e a sexual devem estar arrepiadas; porque geraram estas figuras asépticas que fogem à luz da verdade. Preferindo a caverna platónica da "pureza" quase industrial!
Em breve, teremos um chip com um número rotulados de saudável ou não e usando a mesma farda; pois, não podemos a bem de uma sociedade pseudo-iluminada nos distinguir e destacar do meio da multidão! Seremos membros de uma sociedade que não é capaz de viver com a sua memória e história. Onde os símbolos são banidos porque não se quer enfrentar a diferença. Seremos, nós, na Europa uma sociedade sem consistência, "clean" e um dia, os mais novos vão querer ser algo e vão ter que procurar fora razões para acreditar num projecto de vida.
Quem me lê, sabe que não sou de lobbys. Porém, há uma grande má vontade contra a nossa herança judaico-cristã.
A vida castiga-nos da pior maneira; abrindo-nos os olhos para a merda que fazemos. Mas, o mais ultrajante é quando queremos ser cegos e votamos cegamente.

P.S. Deveras interessante que a decisão tomada acerca da cruz tenha sido tomada na Festa da Exaltação da Santa Cruz.

1 comentário:

Freddy disse...

Acima de tudo, conformismo NUNCA!!!
Mto bem escrito...

Abraço da Zona Franca