quinta-feira, maio 11, 2006

Também podemos investigar um pouco...

"Convém recordar, neste contexto, que o Estado do Vaticano é uma monarquia eclesial absoluta, com um sistema legal baseado no Código de Direito Canónico, que, curiosamente, mantém em vigor a pena de morte, embora não seja oficialmente aplicada desde 1868."
Esta afirmação fica mal na "pena" de quem escreveu porque é uma mentira das mais profundas e coxas. Mas, é de facto, de quem não sabe e não se preocupa em pesquisar. Bastava simplesmente ir ao site do vaticano e até está em português, para se elucidar. Estas afirmações, no jornal DN de hoje recordam que mesmo com a nossa sociedade de informação, temos de estar`alertas para as não-verdades que abundam. Não direi que por malícia ou maldade mas pelo menos incompetência.
Um sitema legal baseado no Código de Direito Canónico de 1983 (úlitma revisão e promulgação) a 25 de Junho pelo Papa João Paulo II, onde a pena de morte é tratada como possível e não como meio ordinário e habitual de administrar justiça. Mas, isto é para quem sabe!
Sinceramente, faz me pensar no jornalismo que temos; não tanto reportar a notícia ou o acontecimento mas somente e puramente comentar a realidade. Bem sei que isto era uma opinião e não uma notícia mas o mal já está feito (a falta de verdade já está lançada). Deixo o site da Santa Sé para quem quiser perceber o estado do Vaticano. http://www.vatican.va/vatican_city_state/legislation/index_po.htm

Sem comentários: