sexta-feira, julho 22, 2005

A minha vida...


A minha vida será sempre marcada pela minha educação/formação religiosa. Não tenho medo de o afirmar, pois será sempre uma mais-valia no meu curriculo de pessoa. è um dado incontornável da minha vida.
Tem de me ajudado a modificar e limar o meu carácter. A combater, nem sempre com resultado, o meu egoísmo e o meu veneno (ehehe)... mas não sei se devo chamar de fé ou religião. As duas consistem, nem sempre pacificamente, na História e na vida de cada um de nós. Por ser hoje dia de Santa Maria Madalena, reporto-me à minha educação e crescimento dentro do seio da Igreja e da Fé. Sempre com o olhar em Cristo, única medida da vida humana.
Não me sinto uma "madalena" mas sim uma espécie de Simone Weil que dizia que a sua vocação era ser cristã fora da igreja. Não me parece que isto seja possível, é somente um sentimento que me atravessa em certos momentos.
Só dentro da igreja podemos sentir Cristo nos sacramentos... mesmo que não possamos participar de maneira total.
A fé dá-nos desafios importantes para vivência comum, para viver a cidade ou o campo. Desafia-nos a olhar o outro como irmão e igual na diferença. Ainda consigo ficar fascinado pela entrega de Cristo, pela sua dádiva e pelos efeitos da Fé na cultura. A composição musical, a arte, a arquitectura etc A Fé deu-me esta sensação de que tudo pode recomeçar, embora já não igual ao ponto de partida. Mas, com a mesma vontade de recomeçãr.
Maria Madalena, minha vizinha e protectora, sentiu isso nos olhos Dele... tudo pode recomeçar. Ela, de facto, é tudo o que a nossa sociedade não pode comportar: um amor sem tocar, reconhecer que nem tudo é bom, a beleza não é um fim si mesmo, tudo é finito e tudo é graça.

Sem comentários: