quarta-feira, abril 12, 2006

Fé - Páscoa - Caminhada

Sendo crente, católico e religioso de formação e coração o programa pros e contras da RTP 1 irritou-me profundamente. Ali a fé passou mais uma vez como uma forma de socialização muito contextualizada, ou seja, ser católico é ser "fadista" e/ou "futebolista". O ocidente e o "oriente" como dois lados de uma moeda, as dificeis relações e os perigos não foram debatidos por um dos membros ser uma esponja palradora.
Existem vários pressupostos que quero deixar claro:
- o confronto de civilizações não é uma cruzada seja cristã seja muçulmana; são sociedades e mundividências diferentes. A tradição cristã marcou muito a busca de um estado livre ou uma sociedade de iguais passível de ser vivida na liberdade, fraternidade e igualdade. Não podemos negar... e que são coisas boas porque nelas podemos viver livremente o amor e a gratuidade (pilares da fé católica). Onde há liberdade, existe uma verdadeira experiência do Espírito Santo que sopra onde quer. Porém, é isto que os integristas islamicos não gostam; por ser cristã? não por ser ocidental e livre.
O debate foi irritante, longo, bombástico como o "mundo" quer mas a comunidade dos crentes não tem de fomentar. O bombástico não é lugar da revelação nem da transmissão. As presenças cordiais do Senhor Cardeal (que se mostrou nos intervalos não gravados simpatico para os seus "oponentes"), do António barreto (lúcido nas suas analíses) e da Fátima Bonifácio tornaram o odioso com espaços de lucidez.

Sem comentários: