quarta-feira, junho 28, 2006

Viva o Santo António


Uma Casa Portuguesa decidiu retomar a antiga tradição lisboeta de confeccionar pequenos altares domésticos em honra de Santo António, por ocasião das festas dos Santos Populares, em Junho, um costume que remonta às ruínas do terramoto de 1755. Os tronos prestam homenagem ao Santo Padroeiro de Lisboa e invocam as suas graças de santo casamenteiro e advogado das coisas perdidas. Inspirando-se na iconografia histórica das celebrações de Santo António, da autoria do fotógrafo Joshua Benoliel e dos desenhadores Stuart Carvalhais e Paulo Ferreira, Uma Casa Portuguesa concebeu, em colaboração com o designer Paulo Seabra, uma nova versão “faça você mesmo” dos Tronos de Santo António.

Estamos entregues aos ...


Se forem exactas as afirmações que muitos meios de comunicação social colocam na boca de Fernando Ruas, então estamos entregues aos instintos tolos e cegos! De facto, o melhor é incitar à violência contra os polícias, os professores, os pais ou as mães deste país!
Não admira que um mundo civilizado se regozije com a animalidade dos seus "heróis"; os melhores atributos? um físico bom, saber bater nos adversários, possuir a melhor fémea...
Tudo junto continua a formar cabeças num sentido da lei do mais forte... saímos da lei do talião, da lei da selva mas voltamos ao mesmo! E recomendada por dirigentes!

terça-feira, junho 27, 2006

Voltamos à Carga


Voltamos à procura de casa! Apartamento para um homem solteiro (eu) desesperado à procura de casa em Lisboa; renda barata e promete-se boa vizinhança! Quem for amigo e souber, aceita-se. Urgente.

segunda-feira, junho 26, 2006

Concerto nos Mártires


Ontem, mais uma hipotese de fruir música sacra na Igreja dos Mártires. Fomos agraciados por vários factores: composições sacras de Mozart, o coro, a orquestra, os solistas e centenas de pessoas a participar. Esperamos mais no Natal.

Que nos falta mais?

Um campeonato de futebol que paralisa o país, um estado de dívida estatal, um governo que tenta e um presidente que apoia, um arraial de pseudo-libertação, um serial killer... que mais podemos augurar de bom para o nosso país?

terça-feira, junho 20, 2006

Viverei sempre à baila de deadlines?

É uma boa pergunta para a qual todavia não tenho resposta! Não me agrada nada que assim seja mas parece quase normal na minha existência. Tem até tal dia para sair, tal hora para acabar isto ou aquilo, até Outubro é a data limite de tal tarefa. Mas não é fácil nem bom viver assim; de data em data, ansiosamente! Criando ansiedades ao nosso redor, sem ter mais assunto que a data limite e o que devemos fazer ou produzir! E quando não é da nossa vontade, muito menos.

segunda-feira, junho 19, 2006

O profeta


Parece-nos elucidante o texto saído numa crónica do DN http://dn.sapo.pt/2006/06/19/opiniao/ideias_claras_sobre_o_essencial.html ! Deixo o link para quem quiser ler, e sem comentários somente digo que nem todos, Graças a Deus, são assim. Perante acontecimentos sociais nem todos reagimos deste modo; quem somos nós? Aí fica a dúvida no ar.

domingo, junho 18, 2006

Concerto na Madalena

Hoje, às 16h00 o coro Ricercare cantou e encantou mais de uma centena de pessoas que foram ouvir o repertório de música sacra contemporânea. Do compositor Gonçalo lourenço, pudémos vibrar com a Missa de São Nicolau! Foi estupendo, e com grande "sucesso" vimos bastante gente a ouvir outra coisa que não seja futebol!
Vamos ver se continuamos com este "sucesso" nos próximos ciclos.

sexta-feira, junho 16, 2006

Mais e Mais chuva


Parece Outuno mas sem o glamour do próprio! A chuva e a trovoada queriam apertar até as festas mas não conseguiram tirar fervor e diversão. As ruas ontem em Lisboa carregadas pelas cânticos e pela certeza de muitos e muitas! Era o Corpo de Deus!
Mas, mesmo na intensidade destas festas apetecia-me muitos confortos e futilidades. Será errado? Sinto falta de poucos mas alguns...

segunda-feira, junho 12, 2006

Festas da Cidade

Agora, entramos no ritmo das festas e dos santos! Com o futebol à mistura, entram todos em delírio. Uma canseira, Santo António, Mundial e Corpo de Deus. A Baixa fica um rebuliço.

quarta-feira, junho 07, 2006

Entra o verão

Estação veranil, onde tudo é calor, sol, praia, areia e vontade de espairecer. Entram os mosquitos, os incêndios, a demora em tudo e as pessoas que desaparecem para voltar torradas. Tempo de paragem e de diversão. Onde parece que voltamos a ser crianças...

terça-feira, junho 06, 2006

Hi5

De facto, cada vez mais vamos aprendendo com as novas tecnologias! Um programa que me oermitiu rever caras antigas e perceber quem são os amigos/amigas! Mas, será preciso um programa somente? http://joaomusica.hi5.com

segunda-feira, junho 05, 2006

Vou te levar comigo

Morreu uma figura de grande valor! Seja ao nível humano como da história recente da música portuguesa. Raul Indipwo, figura de lá e de cá; de angola e de portugal! Marcando pela simpatia e cordialidade, marca-nos a todos.

sexta-feira, junho 02, 2006

Não há fotógrafos

Nesta cidade muito avançada, não há fotógrafos para nos tirar fotos tipo passe. Temos de ir aquelas máquinas de susto, que poem com ar de prisioneiro. Quero os antigos que nos colocam no banco e posicionavam a cabeça para melhor nos captarem.
Com máquinas e luzes...

quinta-feira, junho 01, 2006

Rocio Jurado

Morreu uma diva "plastic" da nossa geração. Figura que dominou tudo desde da música passando pelo "pink" das revistas! Mulher de muitas facetas, caiu aos 61 anos. Véus negros e mantilhas para o seu funeral, pois tem de ser em grande como a vida.