quarta-feira, maio 31, 2006

Um ar de lord

Sempre tive um ar assim, desde pequeno! E paguei caro por isso; é um mal que resulta de ser alto, bem disposto e sério! Passei por todos os lados com ar sobranceiro mas sem mal! Mas tudo se paga juntamente com um espírito crítico.

segunda-feira, maio 29, 2006

Música para os Santos


Um ciclo de concertos nas Igrejas da Baixa - Chiado, todos os domingos às 16h00 em Junho.

O desporto é um mal...

Se for verdade, os esforços do PM e do Presidente junto da Sport TV são arrepiantes!!! Um país de merda e de tanga, pois os esforços de duas figuras sumpremas do Estado é em relação à satisfação do pão e do circo! Vivam os romanos e o Dr. Salazar!

domingo, maio 28, 2006

Calor

Calor e a cidade está infestada de insectos! Vivemos num aglomerado que atrai oas bichos... mas espero que este calor não traga mais "pragas". Não somos o egipto nem opressores! Nem vivemos o dilema de Timor; não merecemos ainda pragas nem vinganças do alto.
Mas, está calor e esta vaga vai passar!

sexta-feira, maio 26, 2006

Ainda as tramas e os carrilhos...

Ainda esta história de um gajo (senhor pois não é professor de aviário) que não é capaz de assumir uma derrota! E, para isso, até é capaz de falar de iniciativas obscuras de realidades medonhas armadas contra ele. E, mesmo no caso, remoto, de ter razão... perde-a com o ar arrogante e prepotente que sempre nos presenteou.
Não se justifica a nossa derrota com a vergonha dos outros, ponto final.
E, como diria o Pacheco Pereira, lindo livro, linda capa.

quarta-feira, maio 24, 2006

Sonolência dos sentidos


Dias de sonolência dos sentidos, em que a realidade acordou ao lado da minha consciência! Em que não apetece nem responder; nem tentar perceber metade dos fenomenos ocorridos ou ouvidos! O fastio da realidade, nestes dias, é uma realidade quase tangível.

segunda-feira, maio 22, 2006

A mais bela bandeira

Uma iniciativa com muita piada, pois seria misturar mundos que supostamente são opostos: a mulher e o futebol. Coisa errada de pensar, pois quem conhecesse muitas senhoras (a minha augusta progenitora) saberia o quão certo é!
Um némro superior ao pensado pela organização tornou a mesma iniciativa num caos; e com tantas dificuldades entre público, selecção e Tv's foi quase impossível uma transmissão serena (com a Rita Ferro a desviar as pessoas que se punham diante dela em plena transmissão). Depois, o espectáculo variado e bom (tirando as gritarias). Mas, fica um vislumbre da vontade feminina (mais ferrea que possamos imaginar) e que num mundo ainda de homens, elas marcam pontos.

Globos de Ouro - Portugal

Bem, uma pequena amostra do nosso mundo pequeno e frágil que se esforça por copiar o norte-americano! Como não nos insurgirmos contra a boçalidade e o nojo de um Nuno Markl ou contra o baixo nível de muita produção que anda por aí!
De resto, tentou-se uma qualidade mesmo no marasmo da pseudo-crise e do pouco bom senso que anda por aí: as senhoras não podem vestir tudo o que querem.

sexta-feira, maio 19, 2006

Uma senhora especial


Sempre foi uma senhora especial na minha adolescência. Marcou me pela voz e melodia; quem não se lembra de "Call me" e "Heart of Glass". Fica me a memória e o bom que é recordar.

Fase Fútil e Sonhos

Estou numa fase fútil! Mas, com realizações profissionais muito elevadas... obrigado Ricardo! Agradeço por acreditares em mim e nas minhas parcas capacidades de trabalho. Mas em fase fútil porque só me apetece pensar em mim. Sonhar com viagens a NY e a Londres só para satisfazer vontades caprichosas!
O bom é que sei e apercebo-me disso, e tento lutar contra! Porque a futilidade e o desejo acabam e o que fica é o bom das relações , dos amigos e do que fizemos de bom. Mas, quero ir à mesma a NY e a Londres eheheh

quinta-feira, maio 18, 2006

Uma iniciativa da Mousse


Vale a pena lá ir ver o que propoem para um olhar novo da vida

Tudo agora é uma questão de imagem

Mesmo que não seja na realidade! A pseudo cleuma entre jornalistas e agências de comunicação é criada pela falta de originalidade de quem "denuncia" tal situação, pelo medo da verdade escorrer e chegar aos meios e por ressabiados. Nem tudo é uma questão de imagem e deve haver bastante gente incauta que cae nessa esparrela. Não fabricamos ninguém mas ajudamos a vir ao de cima! Mas, tarde ou temprano, tudo se revela.

terça-feira, maio 16, 2006

Os Pêlos são algo de susto

Convivi muitos anos com esta realidade no meu corpo! Mas, agora queria que desaparecessem. Várias tentativas parecem mortiferas mas não totalmente! E, alguns pontos do corpo são dificeis para alcançar. Vamos ver...

segunda-feira, maio 15, 2006

São Paulo

Numa democracia o que se faz, quando a ordem é desrespeitada de forma tão violenta e organizada? Apelar para humanidade e para a contenção? Num regime autoritário e sem liberdade, isto não seria possível; porque não haveria acesso a uma série de possibilidades que abrem campo a estes actos! Sem meios e sem liberdade, isto não é possível.
Jogamos a jogo frio e delicado da liberdade... passados séculos a liberdade impera fria e gélida! Este é um repto para o retornar de velhos mitos opressores (mas vale a segurança que a liberdade?)? Não, mas para a acção da sociedade sobre quem livremente não é capaz de ser responsável... ao ver as imagens de São Paulo, o que apetece é instaurar estado de sítio e pedir aos militares para controlarem a cidade.
Mas, isto passa-se numa urbe de 1º mundo em muitos aspectos... e de 6º mundo em outros!!!
Aqui a famosa São Paulo do design e da moda foge da pobreza oprimida e enganada.

quinta-feira, maio 11, 2006

Também podemos investigar um pouco...

"Convém recordar, neste contexto, que o Estado do Vaticano é uma monarquia eclesial absoluta, com um sistema legal baseado no Código de Direito Canónico, que, curiosamente, mantém em vigor a pena de morte, embora não seja oficialmente aplicada desde 1868."
Esta afirmação fica mal na "pena" de quem escreveu porque é uma mentira das mais profundas e coxas. Mas, é de facto, de quem não sabe e não se preocupa em pesquisar. Bastava simplesmente ir ao site do vaticano e até está em português, para se elucidar. Estas afirmações, no jornal DN de hoje recordam que mesmo com a nossa sociedade de informação, temos de estar`alertas para as não-verdades que abundam. Não direi que por malícia ou maldade mas pelo menos incompetência.
Um sitema legal baseado no Código de Direito Canónico de 1983 (úlitma revisão e promulgação) a 25 de Junho pelo Papa João Paulo II, onde a pena de morte é tratada como possível e não como meio ordinário e habitual de administrar justiça. Mas, isto é para quem sabe!
Sinceramente, faz me pensar no jornalismo que temos; não tanto reportar a notícia ou o acontecimento mas somente e puramente comentar a realidade. Bem sei que isto era uma opinião e não uma notícia mas o mal já está feito (a falta de verdade já está lançada). Deixo o site da Santa Sé para quem quiser perceber o estado do Vaticano. http://www.vatican.va/vatican_city_state/legislation/index_po.htm

quarta-feira, maio 10, 2006

Uma missiva inesperada

Uma carta que nos explica alguns vectores da distância cultural entre Islão (puro e duro) e a civilização ocidental marcada pelo cristianismo: embora não se faça disto uma batalha. A pseudo-carta dirigida a Bush da parte do presidente iraniano: uma amostra do que o islão essencial pensa da religião e do mundo.
E nestes dois conceitos se movem todos os atentados, actos e relações comerciais/diplomáticas. Não é uma guerra entre religiões mas sociedades (que queiremos ou não, são religiosas). De tal maneira, que não podemos pensar na nossa sociedade liberal e democrática, sem atender aos fundamentos cristãos (todos nós somos filhos e iguais com um único Pai).
Mas, o importante é perceber que "religião" fala a carta; apela à religão de Bush e que ele volte aos princípios religiosos, porém não são os nossos valores cristãos. Refere que seguimos um homem, Jesus, e os seus ensinamentos. E, aqui, bate a grande diferença, pois se seguissemos um homem, os nossos ensinamentos eram caducos e contextualizados; limitados a um experiência social diminuta e relativa. Nós seguimos o Filho de Deus cujos ensinamentos são intemporais e possíveis de contextualizar em todo o tempo e lugar. O Amor é possível em qualquer lado do mundo e do universo.
A religião que ele apela é uma serie de normas sociais e caducas, agarradas à uma vivência concreta e passageira; pois devemos ter cuidado porque senão a religião aparece como perigo à vivência democrática e à sociedade pós-moderna. E a fé em Cristo, é tudo menos um perigo à nossa sociedade:
1- a religião não é perigo para o mundo pós-moderno
2- a nossa fé distingue-se da religião muçulmana
3- aquilo que ele apela na carta não é uma religião, é um código de normas sociais
4- não há guerra entre cristianismo e islão, há sim entre comprensões da religião e do essencial

terça-feira, maio 09, 2006

No meio, a virtude?


Não falo de virtudes... nem vícios; pois, cada um sabe do que lhe passa na vida e pelas mãos! Mas, de facto, a idade deveria dar-nos um estatuto que nos permitisse passar pela vida com alegria e saber estar! Nem sempre é assim e como podemos ver não é no meio que está a virtude! Quem é que se mostra assim e quer ser "virtuosa"? Não é a mulher de César decerto...

segunda-feira, maio 08, 2006

Uma curiosidade...


No dia 6 de maio, comemorou-se 500 anos da Guarda Suiça, o último corpo de guarda pessoal de um soberano. Foi fundado em 1506 por Júlio II e celebra neste dia a sua efeméride devido ao Saque de Roma perpetuado pelas tropas de Carlos V em 1527. Nesta data, muitos guardas ,morreram ao dar cobertura à fuga do Santo Padre do Vaticano para o Castelo de Sant'Angelo. Taparam o túnel de fuga com os seus próprios corpos. Lembranças do passado para que a história não torne mito e lenda.

Globos de Ouro


Uma edição que marca a vida "social" e cultural da Televisão! Este ano chama mais a minha atenção porque é nomeada para a categoria de melhor música uma faixa do novo CD da Mafalda Arnauth "Para Maria". Como parceiro empresarial e amigo, desejo as maiores felicidades e espero que ganhe. Porque merece...

sexta-feira, maio 05, 2006

Transportes...

Mesmo com todas as evoluçoes na rede de transportes citadinos (o nosso metropolitano lisboeta é um dos melhores e eficientes) não se comprende esta necessidade aumentos progressivos que nos querem impor. Ou seja, aumentar como regra de 3 em 3 meses...
Quando voltar a soar a guilhotina, os historiadoes andarão a perguntar pelas razões e os crentes pelas almas; mas nenhuma lhes será dada senão a da falta de justiça e da ira de quem não tem.

quinta-feira, maio 04, 2006

A fraca expectativa

Ou seja, a fraca esperança portuguesa no seu próprio país! Os resultados da empresa que realizou este inquérito/sondagem faz perceber o que pensamos de Portugal e dos vãos discursos sobre a nacionalidade oca em confronto com as praias e noites cheias.
O pior é ouvir isto em tom castelhano....

terça-feira, maio 02, 2006

1º de Maio


Foi ontem; e as preocupações são as mesmas de cento e vinte anos atrás? Parecem, embora o mundo, a indústria e a sociedade tenham mudado! Voltamos a falar de justiça social e de trabalho: para uns carga devido ao pecado e para outros a realizaçao da Pessoa. É o castigo pela transgressão original "hás-de trabalhar com o suor do teu rosto" e tudo o que daí resulta é um mal. Ou podemos seguir a lógica/teologia protestante/liberal de que o trabalho e a riqueza são dons de Deus para os justos. A pobreza, essa sim, é castigo divino.
Mas, seja como for, se o trabalho fará somente parte da nossa condição mortal, como fazer dele um lugar justo? Pagando o justo e a todos, sem discriminação, pois essa é uma preocupação que atravessa toda a Biblia. E é um pecado que brada aos céus... muito católico se esquece disto!
Como teoria do trabalho ou ética laboral, o cristianismo é o mais concreto e encarnado (no sentido de terra a terra e não da cor); nem todos sabem mas o 1º documento escrito pelo elegante Leão XIII sobre a justiça social não foi publicado em todos os países porque era visto como inimigo dos governos e da tradição.
Valha-nos São José Operário....(1º de maio)

Dança Comigo

Um formato muito interessante e cheio de vida! Não tanto como na nação espanhola, mas com uma grande audiência, este programa prova como algo pode ser verdadeiramente lúdico e englobante!
Talvez nós gostemos mais da baixaria que da música, do reles que da dança; ao contrário dos nossos "hermanos". Sentir mais a música que a vida alheia ou a tristeza própria de quem chora tudo e todos os momentos da vida.