segunda-feira, outubro 31, 2005

Music - MTV


Sinceramente, só na sexta-feira é que fiquei com pena de não assistir ao vivo ao MTV. Ouvi o novo single da Madonna e gostei bastante. A Madonna, nos seus alegres quarenta, com um som que recorda os seus 1ºs tempos. Quero ir ver.....

Temos rainha...

É uma menina! A futura rainha de Espanha, esperemos com saúde e sabedoria porque o futuro, assim o pede! Viva los reyes!!!

O que é bom acaba depressa

O espaço da experimenta design no palácio de Santa Catarina (como a própria experimenta) fechou as suas portas. Esperemos que o espaço e a matéria não morram por aqui! Os meus agradecimentos sinceros aos condes: Maria Antónia e Paulo. E a toda a equipa da cozinha, pois foram uns dias muito bem passados.
A matéria é somente o meio de coisas mais importantes como a amizade...

sexta-feira, outubro 28, 2005

Edilidade

A tomada de posse como cerimônia é algo de longo, aborrecido e fatigante! Mas, o povo português, como qualquer outro latino, adora estas situações.
Hoje foi a tomada de posse do Presidente da CML, em plenos paços do Concelho: ninguém faltou, clero, nobreza e povo. Mas, ainda tudo enevoado com a falta da maioria na vereação. Até o Santo António amanheceu de semblante ensombrado.
Contudo, já não é como a entronização do Doge em Veneza, que desposava a cidade arremessando uma aliança ao adriático.
Nada disso.

quarta-feira, outubro 26, 2005

Porém, alguém acredita que...


o povo tem discernimento? O conjunto da população pode regular a sua própria existência? Pode criar o bem ou mal? É capaz de dispensar a justiça e graduar os actos? Eu, num ápice democrático e inocente, diria que sim pois aí reside a base de toda a democracia. Mas, agora que dizer? Nem todo o membro da democracia tem discernimento sobre certas questões, sabendo nós que não somos todos iguais.
Falo nisto devido ao referendo que aconteceu no Brasil; onde mais de 70% dos votantes (com uma boa incidência) não aceitaram a restrição à venda e porte de armas que o governo queria impor.
Queixam-se de que? criminalidade? Violência? Pois, mais terão. Mas, também é certo e já havia dito; numa sociedade quando não há autoridade, há o povo com as mãos prontas para a "justiça".

terça-feira, outubro 25, 2005

Causas nobres


No dia em que uma cara/causa se apaga, considero que o nosso governo está virado para as meretrizes e vinho verde. Olhamos para causas tão nobres e vemos os baixos objectivos de quem governa. A pressa no aborto e, agora, as prostitutas. Isto, sem leituras moralistas/piedosas, vai mal!
Com as crises económicas, monetárias, sociais e sanitárias, o governo vem cumprir estas promessas? Feitas a quem? Santa Maria Madalena?
A vida que hoje se apagou recorde-nos as grandes causas... mais difíceis e menos prometidas.

Irmão Cadfael


Há quem se lembre dele e das aventuras na "Inglaterra" do Séc.XII. A imaginação de Ellis Peters leva-nos ao ambiente monacal e feudal... agora em dvd! Gosto bastante, porque são mistérios simples e sem sangue, suor ou sexo! E com grande sabedoria da vida nada moralista. Coisa rara nos nossos dias!

Memórias de uma cidade destruída

Testemunhos das Igrejas da Baixa Chiado. O livro que vai ser lançado hoje pela Alêtheia Editores no Grémio Literário no coração do Chiado. Fazer memória da História mesmo nos momentos mais danosos.

Afinal não há saco azul!


Foi esta a conclusão dos brilhantes juristas? Porque tenho a sensação de viver na verdadeira república das Bananas com uma quantidade relativamente grande de símios a cercar me?

25 de Outubro...


de 1147. Tomada aos mouros e reconquista desta bela urbe. Sem entrar em considerações anacrónicas, hoje recordamos este passo da história da capital e senhora do rio Tejo, Lisboa.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Como o povo de Lisboa alicerçado na fé enfrentou 1755


É um título enorme mas interessante! As paróquias da Baixa e do Chiado ligadas à Editora Aletheia e ao Centro Cultural Pedro Hispano fazem uma série de actividades para recordar o Terramoto. Amanhã lançam um livro que descreve algumas igrejas antes, durante e depois do terrível infortúnio.

uma 2ª feira ...

Terrível consciência saber que estamos na segunda-feira! Que fazer? não queria sair do fim de semana... mas tem de ser! Voltar para a gripe das aves, as presidenciais, o governo e o país de tanga!!!

sexta-feira, outubro 21, 2005

Afinal, este governo é um populista...


Na pior linha seguida por outros! Doravante, não acredito em mais nenhum gajo político: o aborto tornou-se um joguete e não se iludam os abortistas e os não-abortistas, isto foi e será um jogo político, não será uma tomada de consciência. Sócrates e companheiros brincam com a Vida para não enfrentarem coisas piores e danosas que não possuem saída imediata. Por isso, nas suas mãos brincam com a Vida como se fosse um jogo de pião ou de contas. Falsos...

Eu quero ser português...

Se a França iluminada é assim, eu quero ser português! Mesmo, com este carnaval de políticos e de gente mesquinha. A Renova vai colocar, entre nós, uma camapanha onde um fotografo percorreu uma favela do Brasil e ilustra as suas fotografias com frases das Bem Aventuranças. A púdica França proibiu a sua fixação por motivos religiosos; a ilustrada França já não sabe donde vem e, parece-me, que não sabe para onde vai.
Perguntamo-nos, se seria proibida por motivos de vergonha? Se mostrasse rabos sujos ou deficientes a limparem-se a produtos da dita marca. Ou se houvesse referência aos eclesiásticos?
Não, é mesmo por ser ligada à religião! Chegamos ao ponto último, como em regimes comunistas ou totalitários onde o Nome de Deus era proibido (estes motivos até se apresentam em aparências democráticas). Uma democracia igualitária, amorfa e sem diferenças. è o futuro de Portugal? Deus, perdão... o Ser Superior (se houver) nos livre.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Algo de estranho...


Temos o escritório na rua supostamente mais chique da Cidade. E nela podemos encontrar as lojas mais interessantes de Lisboa. Porém, não há bela sem senão. Ou o senão está em nós; não possuirmos dinheiro ou status. E, assim sendo, apanhamos com umas empregadas do mais emproado possível, julgando-se donas ou capazes de comprar metade da loja. Ou, pelo menos, fazendo um favor em nos atender (o que já pressupoe uma certa displicência no atendimento e no lucro).
Se calhar, o problema está no training que lhes é dado no início: transformar meninas da periferia em papagaios chiques(!?), gostava de imaginá-las nos seus meios originais, se continuavam a ser meninas "cagonas". De facto, não é pouco meritório trabalhar numa loja e tenho em boa conta muita gente (os meninos e meninas da Loja das meias na Rua Augusta). Mas, dá vontade de dizer como a Edwina: "Pode deixar essa atitude, não se esqueça que voçê só trabalha num balcão!!".

A fama custa...

Não tenho a miníma simpatia por este rapaz ( e nenhuma pena) mas faz me pensar o que é ser conhecido, giro, jovem e apetecível! Ainda bem que não tenho nada disso: pois ainda há pouco vestia-se de rapariga e agora já está a ser violentador das mesmas.
Ele que tenha cuidado (as nossas estrelas que estão no estrangeiro também) pois quanto mais alto se levanta, maior a queda. E aí não não vale a pena ganhar como ele.

A falta do mínimo da simples vergonha....

Temos um país entregue à bicharada! E, pior, à bicharada oficial! Não temos ligação à internet e ninguém sabe como restituir; já se ligou, escreveu por várias maneiras e nada. Cortam quando lhes dá na "real" gana. E não possuem nada de real!
O choque deste governo não é tecnológico mas portuga!!!

terça-feira, outubro 18, 2005

Gripe?


Tenho frio e parece-me que estou a gripar eheheh e nas notícias só se fala da gripe das aves. Pandemias e morte como na Idade Média. Tudo é possível para percebermos como somos frágeis.

segunda-feira, outubro 17, 2005

E a festa de ontem...

Num domingo é sempre mau, uma festa! Para quem é um animal party, o esforço é titânico. Pois, no dia seguinte existe a vida normal que começa cedinho! O comentário possível é de agrado, como sempre no Lux somos sempre bem recebidos e acolhidos. Mesmo com muita gente, estavamos bem. Felicitações mais uma vez, ao Lux.

Deslumbre aos kilos...

Acabou a 25ª Moda Lisboa:
  • Orgulhamo-nos pela produção portuguesa e a moda pode ser um campo para criar alma e jeito nacional.
  • Colecções más, boas e excelentes: tenho de realçar um homem que será mestre aqui, José António Tenente. Faz história e imprime qualidade e dignidade ao campo da moda, faz pensar que não é só deslumbre e luzes. Assistir a uma apresentação da sua colecção é um exercicio estético.
  • Continua misturado a circo, a moda e a pretensão.
  • Continuamo-nos a perguntar o que fazem garotos imberbes e meninas exaltadas (ainda na fraca adolescência) na Moda Lisboa?! Serão futuros designers ou filhos das pessoas certas?
  • As filas intermináveis e o sitio apertado condicionaram muito o nosso entusiasmo.
  • Dar os parabéns à organização porque mesmo com a condicionante do espaço consegue manter o nível e o barco a andar.

sexta-feira, outubro 14, 2005

O mundo é pequeno


Lisboa é um bidé, na escrita de um dos nossos clássicos; por isso, tudo está interligado e conectado...

quinta-feira, outubro 13, 2005

Teatro ao nível regional....


Fui ver uma peça de teatro em favor da Associação Raríssimas. Está em cena no auditório municipal Orlando Ribeiro , Telheiras. Produzida por um dos actores, Paulo Nery e contracenada com Edmundo Rosa.
Um tema interessante nos nossos dias; a comunicação interpessoal ou a falta dela: Leve mas muito profunda nos diálogos. Vale a pena, ir ver. Depois, de Lisboa vão para o Porto apresentar o seu trabalho. Espero que tenha boa receptividade.
O mais sinistro é que a convocação para a peça em favor da Raríssimas teve um mailing list enorme e mesmo assim, só apareceram 23 pessoas para um auditório de 140. Tristezas não pagam "divídas".

quarta-feira, outubro 12, 2005

Lá fora a chuva cai...

Não me apetece nada chuva! E mesmo esta não dá resultado para combater a seca do nosso país! Nós, neste cantinho da Europa, protegidos pela Virgem, estamos em seca contínua. Veremos o final deste período.

terça-feira, outubro 11, 2005

A falta de vergonha e a completa ignorância


Como já afirmei a ignorância possui uma prole diversa: o medo, a estupidez, o irracionalismo, a segregação e também a falta de vergonha. O ignorante é atrevido. Mas, o nosso profeta dos últimos dias; o anjo leigo do Apocalipse e adorado por alguma hierarquia (que não podendo ser tão explícita, pensa da mesma maneira) volta a mostrar a sua arrogância mental. Utilizando expressões medievais (como sodomia para referir a homossexualidade) e outros mimos para referir a falta de qualidade da TV privada.
De facto, mete medo o que não conhecemos e é diferente. Embora, não podemos esquecer que para este tipo de gente é menos pecaminoso um programa que incentive a pornografia/erotismo explícito heterossexual que um programa apresentado por homossexuais.
Excluir é um palavra dúbia no seu contexto próprio.
Tudo isto leva-nos a várias considerações:

  • A escolha do vocabulário não é inocente: não é uma escolha mas um pecado ou um vício como consideravam os antigos manuais de moral ou psicologia.
  • Gostava de saber como ele se refere ao acto sexual (dentro e fora do matrimónio) como se refere às mulheres emancipadas ou ao adultério.
  • De facto, existem lobbys instalados. E a SIC está no alvo de um deles porque agora fomenta a sodomia (imagine-se).
  • Existem muitas cabeças no nosso meio português que estagnaram o pensamento; vamos salvar as putas porque os paneleiros estão perdidos e querem minar a nossa maneira de viver. Seduzir as nossas crianças (porque é a mesma coisa; embora os números mostrem que a pedofilia famiilar maior é entre pai e filha), perverter a nossa cultura (os papeis sociais ficam baralhados) e acabar com a nossa civilização (porque não há procriação). De facto, a maior praga da nossa sociedade a seguir aos estrangeiros, pretos, muçulmanos, judeus, comunistas e drogados.

Dá vontade de rogar pragas contra este gajo mas os filhos e filhas seus (gerados para procriação e não por prazer nem amor) não têm culpa e não devem carregar estigmas provocados pelo progenitor. Mas, Deus não esquece...

segunda-feira, outubro 10, 2005

Ad multos annos...


Sim, é o meu aniversário! Não quero mas...! Tentamos mudar e fazer balanços da vida. Há coisas que conseguimos suavizar mas mudar é muito difícil! Não perder a vontade de melhorar-nos, essa é que é essa. Improvement, é a palavra chave ... my word "du jour" ehehehe que mistura!
Mas, no final só tenho de agradecer a Deus muitas coisas; a vida, a mãe, o amor, a família, os tios e primos, os amigos, tudo e também os erros e limites (que aprendo com eles).

domingo, outubro 09, 2005

Nem sempre se deve dizer...

... o que se pensa e resultado de meras observações! A responsável das Relações Públicas das Amoreiras despediu-se depois de fazer algumas declarações públicas (paradoxo) acerca das pessoas que frequentam o centro. Disse que estava melhor a frequência porque muitas pessoas negras tinham deixado de usar o centro comercial. Pois, frases pouco correctas e politicamente desastrosas.
Resultado: despedimento da dita senhora e retratacção pública. O jogo das palavras é interessante à volta do público e/ou privado. Se fosse em privado, poderia dizer o que disse?

sábado, outubro 08, 2005

Frases sem vergonha

"Há gente que se anda a aproveitar do fado..." Uma fadista socialmente correcta

sexta-feira, outubro 07, 2005

Mais um fim de semana...


Um fim de semana que promete a nível nacional e local; eu, porém, passarei na cozinha da Maria Antónia (Santa Catarina - Experimenta Design). A cozinha mais chique de toda a Lisboa eheheh com a cozinheira mais sexy.
Desculpa, Luísa, mas a foto está perfeitíssima.

Vejamos como eles se agarram à república... para ver se não escapa ou foge.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Caça às bruxas


Neste processo da nossa democracia, encontramos vários tipos de "caça às Bruxas". Seja por serem crentes (como se uma pessoa para ser governante tivesse de ser aséptico), seja pela moralidade ou sexualidade (como se todos tivessem de ser puros) mas também pelas nomeações que se faz. Descobriram que o filho sanguineo de Guilherme Oliveira Martins está num gabinete do Estado. E agora? Muita admiração e confusão. Juízos e berros. Alarde por algo que não aquece nem arrefece, se o rapaz for competente.
Num país que já viu governos piores, ministro e primeiros que deram "tacho" a pessoas incompetentes por serem meros amigos ou familiares, assessoras sem formação académica e antigas empregadas de piscinas públicas chegadas aos palácios ministeriais e um sem número de idiotices nomeadas; ainda estamos nesta fase de caçar bruxas?
As energias devem ser gastas na incompetência e não na "chafurdice" que não leva a lado nenhum. Não sou socialista mas isto do "grande irmão" que tudo vê é entediante e perigoso. Porque quem caça, sai caçado e o feitiço vira-se contra o feiticeiro (da pior maneira) e não ajuda a pobre república tão depauperada.

Life style


Um estilo de vida para quem, mesmo sem fortuna ou condições superiores, pode gozar a "joie de vivre":
  • Cafetaria Lounge da Experimenta Design(Palácio de Santa Catarina): onde petiscar
  • Bar/Lounge Bedroom(Bairro Alto, Rua do Norte): onde tomar uns copos e estar na conversa sem ficar ao relento
  • Lux Frágil (Santa Apolónia): altas horas da noite com espaço, som e imagens deliciosas
  • Todo o espaço nas docas de Santa Apolónia: onde encontrar mercearia, calçado e afins (uma lista interminável e adorável)
  • No final da Rua do Norte, encontram lojas onde comprar roupa. Para os mais arrojados e os menos. Realço a marca Scotch &Soda.
  • Não deixa de ser uma referência para vestir o criador José António Tenente (porque consegue chegar a todas as bolsas) com lojas na Travessa do Carmo e Picoas Plaza.
  • Devemos sempre passar pela Pepe Jeans (Rua Nova do Almada) e Diesel (largo do Camões), por vezes encontramos acessórios, pormenores ou outras coisas maiores com muito interesse.

Temos que nos poupar de certas coisas no vestir como por exemplo o camuflado (muito out), o estilo "Jennifer from the block" (porque as mulheres não devem ter aspecto de arruaceiras do Bronx), esconder os pneus (as misérias mostram-se me casa), não esquecer que para ser "cool" não é necessário perder as maneiras, as vedetas só perdem quase são fedelhos mimados; e por fim, nunca usar sapatos quadrados (meninos, cuidado com as calças "boca de sino" e os velas). Hoje apeteceu-me ser fútil mas, se vissem, o aspecto de algumas pessoas na festa de aniversário do Lux percebiam que o "cool" e descontraído não é falta de banho e roupas andrajosas (ver no dicionário quem não souber o significado).

Uma última palavra, o alternativo passou a ser moda, cuidado pois para quem quer ser alternativo começa-se-lhe a fugir entre os dedos as alternativas.

PS: isto é uma opinião ...

quarta-feira, outubro 05, 2005

Lux? Just fabulous


A esta hora indecente de feriado, só posso afirmar isto:
  • Foi fabuloso, tudo como se espera do Lux.
  • Parabéns ao Manuel Reis: que há de continuar a sua obra por anos.
  • Adorei e as pessoas até às 3h30 estavam óptimas, depois foi complicado.

Mais tarde, talvez escreva mais sobre algo "just fabulous".

terça-feira, outubro 04, 2005

Era pós eclipse

O sol foi e voltou, mas nós continuamos na mesma!
Na expectativa do que nos irá acontecer! à volta dos valores portugueses tradicionais, embora sem perceber quais são!?
Sem saber quem ganha ou perde. Pedindo que o "povo" saiba escolher quem os lidere.

segunda-feira, outubro 03, 2005

Eclipses...

Mesmo tendo formação e informação teológica, não quero parecer como alguns cronistas/professores/economistas/filosófos e agora profetas, com frases deliciosas como "quem tem ouvidos que oiça"!
Distancio-me, graças a Deus Criador e Sustento desta realidade, de muitos pontos do pensamento desta sumidade dos nossos dias! Mas, de facto, a sua última comparação com o sol aplica-se inteligentemente aos nossos dias: seja ao eclipse, natural e fenómenico, seja à nossa sociedade, natural e também fenómenica.
Ou somos cegos pelo Sol (acontece até aos que olham demasiado para o que acham ser a sua verdade), ou fugimos dele (porque mostra muita coisa) ou andamos à sua luz! Mas andar à luz do Sol é difícil pede um clima mais ameno, ou roupas mais leves, ou precaução com àgua ou caminhadas curtas. Porque o Sol não é sempre o mesmo em todo o mundo; mesmo se escondendo num sítio (como hoje) mostra-se no seu esplendor noutro ponto do mundo. Mesmo sendo o mesmo em todo o sítio e lugar, depende da nossa posição planetária a nossa vivência debaixo do Sol.
Parece uma conversa de loucos mas é para mostrar que mesmo havendo, um só Sol, um só Planeta, e sermos todos iguais com valores universais e mesmo perenes; o Sol não nasce de modo igual para todos como quem diz, a nossa circunstância não é de outra pessoa. O nosso contexto é distinto dependendo do lugar, idade e condição.
Parece um contrasenso mas a realidade não é quadrada nem aritmética.